06 outubro 2011

A Peregrinação da Cruz da JMJ - Parte V


No ano 2000, a Cruz continuou a sua peregrinação jubilar pela Itália: na última etapa foi levada nas costas de Mântua a Roma por um grupo de 200 jovens, que logo entreguaram aos delegados do Fórum Internacional da Juventude com as seguintes palavras: "Durante o caminho nos enamoramos profundamente por esta Cruz ... mas estamos muito feliz em dá-la porque esta cruz não é nossa, é a Cruz de todos e para todos. Também entendemos que este gesto é para nós o último ato da nossa peregrinação, mas também o início de uma nova vida, em que a Cruz não é apenas um pedaço de madeira, mas uma cruz que todos os dias devemos levar conosco "(12 de agosto, 2000). Em seguida, a cruz foi levada para a Praça de São Pedro para a abertura da XV Jornada Mundial da Juventude, celebrado com um dos maiores encontros já vistos: entre 15 e 20 de agosto de 2000, a Cruz foi protagonista de uma impressionante via crucis, que veio através do Fórum Romano até ao Coliseu, uma infinitude de jovens se aproximaram do sacramento da reconciliação no Circus Maximus, e mais de dois milhões de pessoas participaram da Missa de encerramentol realizada pelo Santo Padre em Tor Vergata.
Em 2001, novamente na Praça de São Pedro para a celebração da XVI Jornada Mundial da Juventude na diocese de Roma, a cruz foi entregue por uma delegação de jovens italianos a uma delegação de jovens do Canadá. Cruzando o Atlântico mais uma vez, a Cruz começou sua longa jornada através do vasto território canadense, viajando em aviões privados ou de linha, realizada em trenós, transportados por guindastes, tratores, barcos, vela e pesca, foi visitar as paróquias, os jovens nas prosões, escolas, universidades, monumentos nacionais, shopping centers, centro de ruas, parques e bairros durante a noite.
Em 2002, Cruz continuou a sua viagem pelo Canadá, interrompida por três dias em fevereiro, ao ser levada para Ground Zero, em Nova York, como um sinal de esperança para o povo dos Estados Unidos logo após a tragédia de 11 de setembro. Em seguida, Cruz voltou para o Canadá. Em 28 de abril um grupo de jovens em Ontário e Quebec (chamado de "portageurs ') partiram da Catedral Montreal, Maria Regina Mundi, sendo levada a pé a Toronto, em uma peregrinação que durou 43 dias: onde quer que parasse nesta viagem, a Cruz atraia muitas pessoas, chegando a tocá-la e abraçá-la, orando fervorosamente. Em Toronto, a Cruz ficou com jovens durante toda a XVII Jornada Mundial da Juventude, e estava no centro de todas as celebrações principais. Estas são as palavras do Papa durante a cerimônia de boas-vindas em Toronto: "É caminhando com Cristo que podereis encontrar a verdadeira alegria! Precisamente por esta razão Ele tem nos repetido sua mensagem de alegria: "Bem-Aventurados...'. Acolhendo agora sua Cruz gloriosa, aquela Cruz que junto aos jovens tem percorrido as ruas do mundo, deixem ecoar nas profundezas do seu coração a sua palavra consoladora e comprometedora: "Bem-aventurados ..." (25 de julho de 2002).
Após a Jornada Mundial em Toronto, Cruz voltou para a Europa, onde foi trasladada para a República Checa até o final do ano.
Entre 21 de Março e 05 de abril de 2003 a Cruz esteve na Irlanda, voltando a tempo para o Domingo de Ramos, no dia em que jovens canadenses deram aos jovens da Alemanha, sede do próximo encontro mundial. No final da missa do Domingo de Ramos, João Paulo II queria dar aos jovens uma cópia do ícone de Maria, Salus Populi Romani, " Entrego também à delegação vinda da Alemanha o Ícone de Maria. Daqui em diante, juntamente com a Cruz, ele acompanhará as Jornadas Mundiais da Juventude. Eis a tua Mãe! Será sinal da presença materna de Maria ao lado dos jovens, chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la na sua vida. "(Angelus, XVIII Jornada Mundial da Juventude, 13 de abril de 2003). Esta cópia do ícone, cuja versão original é mantido na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, era uma figura de destaque durante a celebração da JMJ 2000, em Tor Vergata. Ao lado da cruz, agora está viajando por vários países...

Conselho Pontifício para os Leigos, julho de 2003

Nenhum comentário:

Busca