09 janeiro 2012

HORA SANTA II


HORA SANTA II



O MISTÉRIO PASCAL, MISTÉRIO EUCARÍSTICO



D. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. T. AMÉM.

D. A Eucaristia é o mistério Pascal, que se renova continuamente e se perpetua na Igreja sobre os Nossos altares. Mistério de morte e mistério de vida.

T. SIM! MORTE DE CRISTO PARA DAR A VIDA AO MUNDO.

D. Morte nossa ao pecado para viver uma nova vida.

T. MORRER COM CRISTO, PARA RESSUSCITAR COM ELE.

D. Como nos afirma São Paulo: “Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”

T. A EUCARISTIA É O “MEMORIAL DA MORTE DO SENHOR”.

D. A Eucaristia é o “pão da vida que desceu do céu”. (Sentam-se)

D. Jesus Cristo morreu no Senhor: não andeis mais como os pagãos, que seguem suas idéias frívolas... Entregam-se à dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza. Vós porém não aprendestes isto de Cristo... ele vos ensinaram a despojar-vos do homem velho... do homem corrompido pela concupiscência... para revestir-vos do homem novo, criado à imagem de Deus em verdadeira justiça e em verdadeira santidade... Quanto à fornicação, à impureza sob qualquer forma, que delas nem sequer se fale entre vós, como convém a santos. Nada de baixezas, de conversas impróprias, de palavras inconvenientes. Em vez disto, só haja ações de graças. Porque, não vos esqueçais: nenhum impuro, ou desonesto, ou cobiçador, terá herança no Reino de Cristo e de Deus.”

T. LOUVOR A VÓS, Ó CRISTO.

CÂNTICO

D. Coloquemo-nos diante de Jesus Sacramentado. Peçamos perdão pelos nossos pecados: (De joelhos)

D. Senhor, tende piedade de nós! T. SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!

D. Cristo, tende piedade de nós! T. CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS!

D. Senhor, tende piedade de nós! T. SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!

D. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo! T. TENDE PIEDADE DE NÓS!

D. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo! T. TENDE PIEDADE DE NÓS!

D. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo! T. DAI-NOS A PAZ.

D. Oremos: “Ouvi, Senhor, as preces dos que vos invocam e perdoai os pecados daquele que vô-los confessam e concedei-nos bondosamente, com o Vosso perdão, a vossa santa paz. Por Cristo Nosso Senhor”. T. AMÉM.

D. Com um coração humilde, confiante e sincero, façamos a confissão pública das nossas faltas, diante de Cristo nosso Redentor e invocando a intercessão da Igreja triunfante do céu. Eu pecador, me confesso a Deus todo-poderoso.

T. A BEM-AVENTURADA SEMPRE VIRGEM MARIA,

D. Ao Bem-aventurado S. Miguel Arcanjo,

T. AO BEM-AVENTURADO S. JOÃO BATISTA,

D. Aos Santos Apóstolos são Pedro e São Paulo.

T. E A TODOS OS SANTOS.

D. E a vós irmãos,

T. PORQUE PEQUEI MUITAS VEZES,

D. Por pensamentos, palavras e obras,

T. POR MINHA CULPA, MINHA CULPA, MINHA MÁXIMA CULPA.

D. Portanto, peço à Bem-aventurada sempre Virgem Maria,

T. AO BEM-AVENTURADO SÃO MIGUEL ARCANJO,

D. Ao bem-aventurado S. João Batista,

T. AOS SANTOS APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO,

D. E a todos os santos,

T. E A VÓS IRMÃOS,

D. Que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor.

T. AMÉM (sentados)

D. Morremos ao pecado para viver como filhos de Deus. Eucaristia é o MISTÉRIO PASCAL da vida. Escutemos como Jesus Cristo a revela ao mundo no capítulo 6 de São João:

L. Eu sou o pão da vida... Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo. A estas palavras os judeus começaram a discutir dizendo: como pode este dar-nos a comer a sua carne? Então Jesus lhes disse: em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é deveras comida e meu sangue permanece em mim e eu nele... Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que os vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.

T. LOUVOR A VÓS, Ó CRISTO.

D. Esta vida divina é a vida de graça.

T. ESTA VIDA DIVINA É A VIDA DA CARIDADE.

D. Esta vida divina é o Espírito Santo, que habita em nós e nos transforma em templos vivos de Deus.

T. ESTA VIDA DIVINA É A VIDA COM O PAI, NO FILHO, PELO ESPÍRITO SANTO. (De joelhos)

D. Senhor: sustentais em nós esta vida!

T. SENHOR: DEFENDEI EM NÓS ESTA VIDA!

D. Senhor: alimentai em nós esta vida!

T. SENHOR: DAÍ-NOS SEMPRE O PÃO DA VIDA!

D. Senhor: ensinai-nos a comungar bem.

T. SENHOR: ENSINAI-NOS A PARTICIPAR COINCIDENTEMENTE, ATIVAMENTE, VITALMENTE, DO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA!

D. Senhor: aumentai a nossa Caridade!

T. SENHOR: DAÍ-NOS A GRAÇA DE VIVER SEMPRE MAIS ESCARISTICAMENTE!



Cântico Eucarístico.



(ALGUNS MOMENTOS DE SILÊNCIO PROFUNDO)

Nenhum comentário:

Busca