08 janeiro 2012

Celebração no Centro de Detenção


CELEBRAÇÃO NO CENTRO DE DETENÇÃO (PENITENCIÁRIA)



Canto:

1- Eu venho do Sul e do Norte. Do Oeste e do Leste, de todo o lugar. Estrada da vida eu percorro, levando socorro a quem precisar. Assunto de paz é meu forte, eu cruzo montanhas e vou aprender. O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz o que eu quero é viver.

Ref: No peito eu levo uma cruz, no meu coração, o que disse Jesus. (bis)

2- Eu sei que eu não tenho idade da maturidade de quem já viveu, mas sei que eu já tenho a idade de ver a verdade o que eu quero é ser eu. O mundo ferido e cansado de um negro passado de guerras sem fim, tem medo da bomba que fez, a fé que desfez mas aponta pra mim.

3-Eu venho trazer meu recado, não tenho passado mais sei entender. Um jovem foi crucificado por ter ensinado a gente a viver. Eu grito ao meu mundo descrente que eu
quero ser gente, que eu creio na cruz. Eu creio na força do jovem que segue o caminho
de Cristo Jesus.



Bispo: Em nome do Pai...

D. Caros filhos, Jovens, familiares é com grande alegria que trazemos até vocês, a Cruz que é Ícone da Jornada Mundial da Juventude, Cruz esta pela qual o próprio Cristo precisou passar para poder remir nossos pecados. Somos pecadores e indignos de estar na presença de Jesus, mas sendo Ele um Deus tão misericordioso nos ama e nos aceita diante do verdadeiro arrependimento de nossos corações.

Hoje, nesta manhã, é o Próprio Jesus que vem até nós e nos chama a conversão. Na presença desta Cruz, somos chamados a morrer para o pecado e renascermos para uma vida nova em Cristo Jesus. Façamos um instante de silêncio e diante da Cruz do Senhor examinemos nossos pecados e peçamos a Deus o arrependimento sincero de nosso coração para que possamos estar diante d’Ele.



D. Senhor que aceitastes a Cruz para redimir os nossos pecados tente piedade de nós.

T. Senhor tende piedade de nós.

D. Cristo, que na Cruz morreu salvando assim toda a humanidade, tende piedade de nós. T. Cristo tente piedade de nós.

D. Senhor, vós que é fonte de misericórdia infinita, pela vossa Cruz perdoa nossos pecados e tende piedade de nós. T. Senhor tende piedade de nós.



Aclamação ao Evangelho (Mt. 21, 31-45)

Aleluia, Aleluia a minh’alma abrirei. Aleluia, Aleluia Cristo é meu Rei (bis).



Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.  Então dirá o rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;  porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;  estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.  Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber?  Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? Ou nu, e te vestimos?  Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?  E responder-lhes-á o rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.  Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;  era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.  Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.  E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor



(Cantemos)

Prova de amor maior não há / que doar a vida pelo irmão. (bis)

1. Eis que Eu vos dou o meu novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado!”.

2. Vós sereis os meus amigos, se seguirdes meu preceito: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado!”.

3. Como o Pai sempre me ama, assim também Eu vos amei: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado!”.



(Reflexão e partilha com os que estão aí presentes)



Bispo: Elevemos a Deus nossas preces neste dia de grande graça e glória.

1-Senhor da vida, que este símbolo de nossa fé que é a Cruz e este Ícone da Virgem Santíssima seja sinal de teu infinito Amor em todos os lugares por onde passar, nós te pedimos. R: Sede sinal de Amor para nós ó Senhor.

2- Pai de bondade, fortalecei nossos corações para que estejam preparados à tua espera, nós te pedimos Senhor.

3-Deus da vida, ensinai-nos a amar sem limites, para que assim sejamos menos indignos de estar na tua presença, nós te pedimos.

4-Pai de bondade, olha por todos aqueles que se encontram distante de Ti, para que eles possam reencontrar o verdadeiro sentido da vida que está em Ti, nós te pedimos.

5-Por este local de reabilitação, para que todos os que aqui se encontram, sintam sua presença real e façam a verdadeira experiência do Teu Amor, nós te pedimos.

(Pode haver preces espontâneas)

Pai Nosso...

Ave Maria...

Glória...

ORAÇÃO

Pai de misericórdia derramai sobre nós que somos vossos filhos teu infinito amor, pára que uma vez tendo experimento deste imenso Amor, jamais queiramos nos afastar de vós, mas sejamos para sempre amantes e seguidores de teus ensinamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Busca