08 janeiro 2012

HORA SANTA I


ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

HORA SANTA I



I - Introdução

D. Louvores e graças se dêem a todo o momento. T. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

D. Jesus Cristo é o nosso Redentor: “A Ele que nos amam que nos lavou de nossos pecados no seu Sangue e que fez de nós um Reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos.” (Ap.1, 5-6) T. Amém

D. A presença de Cristo na Eucaristia é uma manifestação da bondade de Deus: Só Ele nos protege e nos acompanha.

Vamos rezar juntos o salmo 120, dizendo a Deus que temos plana convicção de que “Ele está junto de nós.”

Lado 1: Levanto os olhos para os montes: de onde virá o meu socorro?

Lado 2: Meu socorro virá do Senhor/ que fez o céu e a terra.

Lado 1: Ele não te deixa tropeçar/ pois não dorme, mas vela sobre ti.

Lado 2: É verdade. O senhor não dorme nem se distrai/ mas vela sobre o seu povo.

Lado 1: O Senhor monta guarda a teu lado/ com tua sombra, está junto de ti.

Lado 2: De dia e de noite Ele te protege/ afasta de ti todo o mal.

Lado 1: Onde quer que te leve teu caminho/ Ele te acompanhará passo a passo.

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém. 



II – São Paulo Apóstolo e o valor da Redenção

D. “É pelo Sangue de Cristo que temos a redenção.” T. Senhor, em Vós, está a fonte da Vida.

D. Deu nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino de seu Filho muito amado, no qual temos a Redenção e a remissão dos pecados. (Col. 1, 13-14)

T. Senhor, em Vós, está a fonte da Vida.

D. Deus é rico em misericórdia. Movido pelo grande amor com que nos amou, fez-nos viver com Cristo quando estávamos mortos por causa dos pecados. “É por graças que fostes salvos.” (Ef. 2, 4-5) T. Senhor, em Vós, está a fonte da Vida.

D. Lembra-te de Jesus Cristo, descendente de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o Evangelho que pregou. Esta palavra, é digna de crédito: “Se morremos com Ele, com Ele viveremos.” (2Tim. 11, 2-8) T: Senhor, em Vós, está a fonte da Vida.

D. O próprio Cristo anuncia a todos nós: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em redenção por muitos.” (Mc. 10. 45).



Canto

Mensagem do Papa

D. João Paulo II que, desde o começo do seu pontificado nos mostrou Cristo Redentor como caminho da salvação. Escreveu-nos uma carta convidando-nos a “abrir as portas ao Redentor”, realçando em sua mensagem o grande valor da Eucaristia.

L. “A Eucaristia torna presente toda a obra da Redenção que, ao longo do ano, é perpetuado na celebração dos mistérios divinos. Nele, o próprio Redentor, realmente presente sob as sagradas espécies, dá-se aos fiéis e, aproximando-se sempre daquele amor que é mais forte do que a morte, une-os a si, e ao mesmo tempo, entre si. E deste modo a Eucaristia constrói a Igreja dado que é sinal a causa da unidade do povo de Deus, e, por conseguinte, fonte e vértice de toda a vida cristã.”.

D. no trecho que ouvimos, o papa nos lembrou algumas verdades muito importantes que nos convidam a pensar. Vamos ler pausadamente como reflexão:

* A eucaristia torna sempre atual a obra da Redenção.

* Cristo morreu afim de dar a todos a plenitude da vida.

* Nós somos a comunidade de Cristo, o povo e Deus.

* Eis a grande tarefa da Eucaristia: formar a Igreja.

* A Eucaristia é fonte e vértice de toda a vida cristã.

(Silêncio)

Canto (todos de pé)

III – Palavra do evangelista Mateus

D. Abrindo o Evangelho encontramos o nosso Mestre, Cristo Redentor, irradiando bondade, compreensão, misericórdia e saúde. Escutemos o evangelista Mateus.

L. “Jesus percorria todas as vilas e aldeias. Ensinava nas sinagogas. Pregava o Evangelho do Reino e curava toda a enfermidade e toda doença. Vendo as multidões, seu coração encheu-se de compaixão, pois estavam cansadas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mt. 9,035-36)

(Cantando)

T. “Vós sois meu Pastor, ó Senhor. Nada me faltará se me conduzis”.

L. “Venham a mim, todos vocês cansados de carregar pesos e lhes darei descanso. Tomem o meu jugo e aprendam de mim que sou manso e humilde de coração; e  encontrarão descanso. O jugo que lhes darei é suave e minha carga é leve.” (Mt. 11, 28-30) T. (Cantando) “Vós sois meu Pastor, ó Senhor. Nada me faltará se me conduzis”.

L. O Amor cura a todos: “Quando chegou a noite, o povo apresentou a Jesus muitos possessos do demônio. Ele expulsou espíritos com uma palavra e curou todos os doentes.” Agiu assim para realizar o que disse o profeta Isaias: “Tomou as nossas enfermidades, e carregou as nossas doenças.” (Mt. 8. 16-17)

T. (Cantando) “Vós sois meu Pastor, ó Senhor. Nada me faltará se me conduzis”.

(Sentados)

D. Foi por amor que Cristo redimiu a humanidade toda. Vamos pedir que Ele nos ensine a Amar: T (repetir depois de cada invocação) Senhor Jesus, dai-nos a coragem de Amar!

D. Como amastes durante a Vossa infância, crescendo em graça e sabedoria... (todos)

* Como amastes estendendo as mãos, tocando o leproso...

* Como amastes chamando os doze apóstolos, após ter passado a noite rezando a Deus...

* Como amastes, ressuscitando Vosso amigo Lázaro, anunciando a Ressurreição e a vida...

* Como amastes a multidão faminta que vos seguia no deserto...

* Como amastes o jovem rico, convidando-o a “deixar tudo”.

* Como amastes lavando os pés aos doze no cenáculo...

* Como amastes na última ceia...

* Como amastes na hora da morte entregando a João, Vossa Mãe Santíssima...

* Como amastes entregando-nos a Maria, na pessoa de João...

* Como continuais a amar com vossa presença na Eucaristia...

(Silêncio)

D. Jesus Cristo é o Deus fiel, que nos ama. É Ele que nos segura com suas mãos. Rezando o salmo 62 vamos renovar nossa vontade de contar com Sua presença em nossa vida.

Lado 1: Senhor, Tu és o meu Deus/ há muito que Te procuro com grande ansiedade.

Lado 2: Como a terra deserta é árida pedindo chuva/ todo o meu ser anseia por Ti, Senhor.

Lado 1: Pudesse eu Te contemplar no Teu santuário/ e experimentar o Teu poder, a Tua glória.

Lado 2: Teu amor fiel é mais caro que a própria vida/ por isso quero louvar-te.

Lado 1: Quero levantar para Ti as minhas mãos/ e bendizer o Teu nome durante toda a minha vida.

Lado 2: Tu enches o meu ser até a plenitude/ fazendo aflorar aos meus lábios cantos de alegria.

Lado 1: Até mesmo durante o meu repouso/ está viva em mim a Tua lembrança.

Lado 2: Passo as noites pensando em Ti!/ Tens sido para mim um apoio.

Lado 1: Quando experimento a Tua proteção/ sinto vontade de cantar de alegria.

Lado 2: Eu me agarro em Ti com toda a minha alma/ e Tu me seguras com tuas mãos.

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém. 



IV – O Valor da Eucaristia em nossa Vida

D. Quando celebramos o Memorial que Cristo nos deixou, proclamamos alegremente as maravilhas realizadas por Deus na história da humanidade.

T. Agradecemos por Ele, com Ele e Nele/ pela eterna aliança que em seu amor fiel/ o Pai não cessa de nos oferecer/ para a unidade da Igreja e do Mundo. A Eucaristia é o sacramento da vida nova/ anuncio da festa da Ressurreição.

D. Em cada celebração da Ceia do Senhor/ entramos ativamente na obra de nossa Ressurreição,/ livrando-nos das forças do mal.

T. A Eucaristia é a grande força de reconciliação do mundo.

D. A Comunhão com Cristo alcança sua plena eficácia, quando nos leva à comunhão com os irmãos.

T. “Os que comemos do mesmo Pão, apesar de sermos muitos, somos um só Corpo.” (1 Cor. 10,17)

D. Eucaristia é o banquete da gratidão/ onde encontramos o Redentor,/ no mistério de eu corpo dado por nós/ e de seu sangue por nós derramado.

T. Ó Deus, Pai de bondade/ que nos redimistes e adotastes como filhos/ concedei aos que crêem no Cristo/ a verdadeira liberdade e a herança eterna. Amém!

(Canto).

Nenhum comentário:

Busca