03 outubro 2011

A Peregrinação da Cruz da JMJ - Parte II


Em janeiro de 1985, em resposta ao pedido do Papa, um grupo de jovens alemães levou a Cruz a Praga. O ano de 1985 foi proclamado pela ONU Ano Internacional da Juventude, no Domingo de Ramos mais de 300.000 jovens participaram da reunião com o Papa na Praça de São Pedro, e a Cruz estava com eles. Naquele ano, a cruz foi levada a vários países europeus: Itália, França, Luxemburgo, Irlanda, Escócia, Malta e Alemanha, em cada um desses lugares, a cruz levada em peregrinação, foi protagonista das Via Crucis sendo conduzinda pelas ruas das cidades se fazendo presente em diversos encontros de jovens. Em dezembro de 1985 o Papa João Paulo II anunciou que a partir do próximo Domingo de Ramos ocorreria a cada ano uma Jornada Mundial da Juventude [1].
Em 1986, a Cruz esteve presente na celebração do primeiro Dia Mundial da Juventude na diocese de Roma, realizado na Basílica de São João de Latrão no Domingo de Ramos. Para a Cruz foi um ano cheio de andanças e encontros na Itália, França e Suíça.
O ano de 1987 foi o ano do Segundo Dia Mundial da Juventude, realizada em Buenos Aires (Argentina), reunindo pela primeira vez, jovens de todo o mundo. Foi também a primeira vez que Cruz entrou no continente americano, para onde foi levada poucos dias antes das celebrações. O Santo Padre recordou aos jovens às origens da Cruz, "Preside nosso encontro de hoje a grande Cruz que iniciou todas as cerimônias do Ano Santo da Redenção, e que no Domingo de Páscoa dei a um grupo de jovens ..." ( 11 de abril de 1987). A Cruz voltou depois para a Europa para alguns encontros de jovens na Alemanha (Munique, em maio, Stuttgart, em setembro), França e Grécia. Foi também ao Sínodo dos Bispos realizado em Roma em outubro.
Em 1988, após a conclusão do Terceiro Dia Mundial da Juventude na diocese de Roma no Domingo de Ramos, a Cruz foi levada para a Alemanha e França. Depois cruzou novamente o Atlântico, desta vez dirigindo-se à Steubenville nos Estados Unidos.

Conselho Pontifício para os Leigos

Nenhum comentário:

Busca