05 outubro 2011

A Peregrinação da Cruz da JMJ - Parte IV


No Domingo de Ramos de 1994, durante a celebração da IX Dia Mundial da Juventude, na diocese de Roma, na Praça de San Pedro, uma delegação de jovens dos Estados Unidos passou a Cruz a uma delegação de jovens das Filipinas; de fato, o Santo Padre disse em Denver: "A Cruz do Ano Santo no levará a um encontro com o povo generoso e cheio de fé das Filipinas" (15 de agosto, 1993). Então a Cruz partiu para as Filipinas, onde ela realizou uma longa peregrinação por 79 dioceses do país, movendo-se de barco, sendo carregada por jovens ou qualquer outro meio de transporte disponível.
Em janeiro de 1995 foi realizado um novo Encontro Mudial de Jovens com o Papa por ocasião do X Jornada Mundial da Juventude. La Cruz foi levada para a cidade alguns dias antes da celebração. Durante a vigília da tarde de sábado, o Santo Padre se expressou desta maneira: "A Cruz Peregrina passa deum continente para outro e os jovens de toda parte se reúnem para testemunhar juntos que Jesus Cristo é o mesmo para cada um, e sua mensagem é sempre a mesma. Nele não há divisões, não há rivalidades étnicas e discriminação social. Todos são irmãos e irmãs na única família de Deus "(14 de janeiro, 1995). Depois a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude voltou para a Itália, onde se dirigiu a várias cidades e santuários.
A cruz foi, então, entregue por um grupo de jovens filipinos a um grupo de jovens franceses no Domingo de Ramos de 1996, durante a celebração do XI Dia Mundial da Juventude na diocese de Roma, na Praça de San Pedro. Estas foram as palavras do Papa: "Abraçar neste dia a Cruz, passá-la de mão em mão, é um gesto eloqüente. É como se dissessemos: 'Senhor, não quero estar contigo somente no momento do 'Hosana', mas com sua ajuda, nós queremos acompanhar-te na Via Crucis como fez Maria, Tua e nossa Mãe, e o apóstolo João "(31 Março de 1996). Logo depois a juventude francesa levou a cruz ao seu país, onde ela fez sua entrada triunfal na Catedral de Chartres, estando presente na missa vespertina do Domingo de Ramos. Assim começou uma nova peregrinação que a levou a visitar 90 dioceses e movimentos, também na Alemanha e na Holanda. Desta vez, na Alemanha ele foi para Berlim, onde o Papa teve um encontro com a juventude local, a Cruz ficou a noite toda com os jovens, reunidos em oração.
Em 1997, Cruz continuou a sua viagem através da França e países vizinhos (a Áustria, em janeiro, na Bélgica, em abril), chegando a Paris no mês de Agosto para a XII Jornada Mundial da Juventude, onde mais uma vez se realizou o Encontro Mundial da Juventude com o Papa. Em seguida, ela retornou a Roma.
Em 1998, durante a celebração da XIII Jornada Mundial da Juventude, na diocese de Roma, na Praça de São Pedro, uma delegação francesa entregou a Cruz aos jovens da delegação de jovens italianos. A próxima Jornada Mundial terá lugar em Roma, durante o ano jubilar. Em sua homilia do Domingo de Ramos, João Paulo II disse: "Caros jovens, hoje a mensagem da Cruz é reproposta a vós. A vós, que sereis os adultos do terceiro milénio, é confiada esta Cruz que precisamente daqui a pouco será entregue por um grupo de jovens franceses a uma representação da juventude de Roma e da Itália. De Roma a Buenos Aires; de Buenos Aires a Santiago de Compostela; de Santiago de Compostela a Czéstochowa; de Jasna Góra a Denver; de Denver a Manila, de Manila a Paris, esta Cruz peregrinou com os jovens de um país para outro, de um Continente para outro. Jovens cristãos, a vossa opção é clara: descobrir na Cruz de Cristo o sentido da vossa existência e a fonte do vosso entusiasmo missionário."(5 de abril de 1998). Após a celebração, a Cruz começou a viajar por toda a Itália.
Em 1999, continuando sua viagem através da Itália em Torino a Cruz parou para o Domingo de Ramos (14 de março) e participou de um encontro de jovens através de conexão televisiva com a Praça de São Pedro para o Angelus, com o Santo Padre. No mês de maio se encontrava em Ancona quando o papa foi visitar a cidade. A primeira etapa propriamente jubilar foi realizada em torno da Cruz em 14 de setembro em Roma na Basílica de Santa Croce de Jerusalém.

Conselho Pontifício para os Leigos

Nenhum comentário:

Busca