14 março 2008

O ápice do amor

Jesus, por volta das três horas, grita em voz forte:'Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?' (Mt 27,46).

É o ápice de suas dores,é a sua paixão interior.É o drama de um Deus que grita:"Meu Deus, meu Deus,por que me abandonaste?"Infinito mistério, dor abissalque Jesus experimentou como homem.

Dá a medida do seu amor pelos homens.Quis assumir sobre si a separaçãoque os mantinha distantes do Pai e entre eles.E a preencheu.

Qualquer dor do homemestá sintetizadanesta particular dor de Jesus. Não é semelhante a Ele o angustiado, o solitário, o árido,o desiludido, o fracassado, o fraco?Não é imagem dele cada divisão dolorosa entre os membros de uma mesma família? Amando-o, o cristão encontra motivo e força para não fugirdo sofrimento, do mal, da divisão,mas para aceitá-las e oferecer um remédio.

Jesus Abandonado é a chave da unidade.

(dos escritos de Chiara Lubich)

Nenhum comentário:

Busca