02 novembro 2010

Sabe morrer quem sabe viver!

Hoje a Igreja celebra o dia de Finados, uma oportunidade que temos de refletir como está a nossa vida, fazendo um exame de consciência e nos colocando frente a realidade da morte, como algo real e comum a todos os seres vivos.
Na liturgia da Palavra somos convidados a diante das bem-aventuranças, revermos o projeto de felicidades querido por Deus em relação a nós, e assim conformarmos a nossa vida com o sentido de felicidade verdadeira proposta por Jesus.

Naquele tempo, 1Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. (Mt 5, 1-12)

No contrário de Deus, as coisas se encaixam de forma diversa daquela que imaginamos ser. Aos que choram, alegria, aos que tem fome de justiça, saciedade, aos que tem um coração puro a visão beatífica...
Temos que sempre nos confrontarmos com o dado da felicidade que não desampara ninguém, mas serve de alento para a desesperança.

Nenhum comentário:

Busca